A pandemia da
Covid-19 trouxe um reforço na
limpeza de casa. Afinal de contas, roupas de cama e roupas de banho
precisam de uma atenção especial na hora da higienização. Isso porque o vírus pode continuar ativo nos tecidos. Dessa forma, acompanhe como fazer a limpeza e afastar o risco da contaminação.
No atual contexto, sabemos que lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool gel é simplesmente vital. No entanto, não podemos nos esquecer da limpeza das roupas de cama e vestuário. Por essa razão, acompanhe as dicas deste conteúdo.
Higienização ao chegar da rua
O novo coronavírus está na rua e, por isso, é importante manter uma rotina de cuidados ao chegar em casa. Nesse sentido, após voltar do trabalho ou das compras, coloque as roupas que usou no cesto de roupas sujas e tome um banho com água quente.
Se antes da pandemia, o hábito era lavar as roupas uma vez por semana, aumente a frequência, pois certamente o acúmulo de roupas sujas será maior.
Além disso, é importante trocar as roupas de cama e as roupas de banho com mais frequência. Sendo assim, a limpeza deve ser ainda mais constante se houver pessoas doentes em casa. Nesse sentido, recomenda-se lavar as peças diariamente e separadamente dos itens usados pelas pessoas sadias.
Limpeza das peças de vestuário, lençóis e toalhas
A famosa mistura de água e sabão é tão antiga quanto eficiente no combate a micro-organismos, como o novo coronavírus. Sendo assim, atente-se à limpeza. Veja mais dicas na sequência.
Priorize água e sabão
As partículas de sabão são capazes de desativar o vírus, seja ele causador da Covid ou de qualquer outra doença. Afinal de contas, o vírus não é capaz de entrar pela nossa pele, porém ele fica aguardando o momento de penetrar pelas nossas narinas, olhos ou boca. Entretanto, quando ele entra em choque com o sabão é inativado.
Prefira altas temperaturas
Na hora de lavar as roupas e enxovais, prefira as altas temperaturas da água, especialmente se a sua máquina de lavar possuir essa função. Entretanto, se não for possível, prefira secar as peças ao sol. Segundo os médicos infectologistas, a temperatura ideal para desativar o vírus oscila entre 60 e 90 graus. Nesse sentido, o ferro de passar roupas é um ótimo aliado, pois a temperatura pode chegar a 100 graus.
Toalhas de banho
Se houver pessoas em isolamento social em sua casa, não se esqueça de separar as toalhas de banho e de rosto, não compartilhando esses itens com a pessoa contaminada. Além disso, tome os devidos cuidados na hora da lavagem, não misturando as peças com as demais da sua casa.
Lençóis e fronhas
Ambos ficam em contato com o suor e com as secreções do corpo e, justamente por isso, precisam ser limpos diariamente quando são usados por pessoas doentes. No entanto, se este não for o caso, é possível manter a rotina da lavagem semanal.
Prevenção e cuidados extras
Para evitar o contágio do novo coronavírus, todo cuidado é pouco! Por isso, atente-se ao uso de máscara, ao distanciamento social e à higienização das mãos com frequência.
Mas tome os devidos cuidados também se estiver em casa, pois é importante não compartilhar objetos de uso pessoal. Além disso, ao receber encomendas, receba o entregador com máscara e passe álcool nos produtos antes de abrir.
Em suma, esses hábitos que reforçam
a limpeza de roupas de cama e roupas de banho podem ajudar, e muito, a evitar a contaminação pela Covid-19 e, assim, proteger você e a sua família.
Mas além da Covid-19 existem outras doenças que podem ser transmitidas por micro-organismos. Por isso, mantenha sua casa sempre limpa.
Gostou da matéria?
Para receber mais dicas sobre este assunto, acompanhe o conteúdo de
como deixar a casa higienizada. Ela está no Lugar Certo, que traz várias dicas para você.